Servidores municipais de Caxias do Sul promovem paralisação nesta sexta-feira (16)

Está marcada para esta sexta-feira, 16 de maio, uma paralisação dos servidores públicos municipais de Caxias do Sul. A mobilização foi aprovada em assembleia por cerca de 500 servidores, realizada no Largo da Prefeitura, como parte da campanha salarial de 2025.

Desde o início do ano, a categoria está em operação padrão — uma forma de protesto em que os servidores cumprem todas as normas e procedimentos de forma rigorosa, sem adotar práticas que costumam agilizar o atendimento no dia a dia. Isso pode tornar o trabalho mais lento, mas sem que os serviços sejam interrompidos. A estratégia é utilizada como forma de pressão, mantendo a legalidade das atividades.

Os servidores reivindicam, entre outros pontos, a reposição inflacionária de 5,5% e a revisão de distorções salariais provocadas pela Lei Municipal 409/2012. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), uma pauta com mais de 40 itens foi entregue à administração em fevereiro. O sindicato afirma que apenas três itens foram aceitos até o momento.

Entre as medidas sugeridas pela categoria para viabilizar o atendimento das reivindicações estão corte de 50% dos cargos de confiança, redução de gastos com publicidade, revisão de contratos, auditorias em grandes secretarias e uso do prédio da Maesa para redução de custos com aluguéis.

Em nota, a Prefeitura de Caxias do Sul informou que os atendimentos à população seguirão durante a paralisação, podendo haver atrasos ou redução no ritmo dos serviços. A orientação é para que os setores organizem as equipes de modo a garantir o funcionamento dos atendimentos, ao mesmo tempo em que permitam a participação dos servidores no movimento. A administração também esclareceu que os servidores poderão utilizar banco de horas, faltas justificadas, folgas por participação nas eleições ou outros mecanismos válidos para compensação do período.