Entre ações de fiscalização ao comércio irregular, aprovação de projetos, regularização fundiária, uso do solo, etc., 2.280 atendimentos foram feitos diretamente no balcão e 211 via aplicativo funcional. O balanço corresponde principais ações realizadas nos primeiros 100 dias da atual gestão, que compreende o período de 1º de janeiro a 31 de março de 2025.
Uma das medidas que ganharam destaque nesse trabalho de combate ao comércio ilegal foi a organização do Centro de Capacitação e Comércio, inaugurado em 10 de abril, para atuação dos vendedores ambulantes previamente cadastrados para ocupação do espaço, conforme a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU).
A iniciativa foi acompanhada, inclusive, de negociações com os trabalhadores informais, visando legalizar e qualificar suas atividades. Além disso, outro ponto de destaque foi o fortalecimento das ações contra a perturbação do sossego público, com a ampliação de operações conjuntas com outros órgãos de segurança.
O Secretário Municipal do Urbanismo, Adriano Bressan, reforça o compromisso com a legalidade e a eficiência por meio dações de gerência de edificações. Segundo material divulgado, 302 projetos foram aprovados, totalizando mais de 134 mil m² de área de infraestrutura liberada.
A Diretoria de Regularização Fundiária executou 3.244 atividades entre 2 de janeiro e 29 de março de 2025. Os números incluem, por exemplo, títulos de legitimação fundiária (interesse social) entregues e aqueles enviados aos cartórios para emissão de matrícula.
Bressan destaca o compromisso da Secretaria com um modelo de gestão urbana baseado na celeridade dos processos administrativos, segurança jurídica, inclusão social e transparência nas ações.