Câmara homenageará curso de Direito da UCS pelos 65 anos de história

Câmara de Vereadores Caxias do Sul

O curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) será lembrado, na próxima semana, pelos 65 anos de trajetória, em homenagem do Legislativo municipal. A proposta partiu da Mesa Diretora, e a sessão solene se inicia às 19h30min desta segunda-feira (28/04), no Plenário Nadyr Rossetti. Terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais da Casa (Facebook e YouTube). Fazem parte da Mesa Diretora do Parlamento caxiense neste ano de 2025 os vereadores Lucas Caregnato/PT (presidente), Wagner Petrini/PSB (1º vice-presidente), Andressa Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta), Alexandre Bortoluz/PP (secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2ª secretária).

O evento ocorre diante da aprovação unânime dos legisladores em relação ao requerimento nº 42/2025, que explica como o curso tem sido um pilar de conhecimento, formando gerações de profissionais qualificados para enfrentar os desafios da prática jurídica contemporânea. O texto ressalta o papel do curso na difusão do conhecimento e na promoção da justiça, o que é motivo de orgulho para toda a comunidade caxiense, sublinham os autores.

Os vereadores acrescentam que a graduação em Direito é a maior da Universidade de Caxias do Sul, já tendo formado 11.322 alunos, preparando-os com excelência para o mercado de trabalho. O curso é anterior à fundação da própria Universidade, que aconteceu em 10 de fevereiro de 1967, quando ela se juntou a outras faculdades unidas sob a denominação de Associação Universidade de Caxias do Sul. Conforme informações divulgadas pelo site oficial da UCS, o funcionamento do curso de Direito foi autorizado por decreto em dezembro de 1959, e iniciou as atividades em março do ano seguinte. Antes, existia ligado à Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima.